Hidraulica
O sistema hidráulico consiste basicamente em gerar movimento ou força, através da pressurização de um fluido, o que chama-mos de força mecânica. Todo o sistema, por ser composto recebe o nome de circuito e é disposto da seguinte maneira: uma bomba é utilizada para fazer a compressão do fluido, este mesmo será transportado através de tubulações, chegando a um cilindro onde o fluido será bombeado para movimentar um êmbolo, exercendo assim uma força resultante.
Onde são normalmente usados os sistemas hidráulicos?
Os sistemas hidráulicos são muitas vezes utilizados em diversas indústrias com a finalidade de produção de vários tipos de produtos. Produtos que exigem energia e força significativas, como a fabricação de ferramentas, linhas de produção na montagem de automóveis, bem como outras máquinas pesadas de produção, como as prensas de impressão.
Os sistemas hidráulicos têm também uma grande utilidade na parte da construção civil, com a utilidade referida em cima, a exigência de energia e força significativa, mas desta vez, adaptada a esta área. Como por exemplo fazer mover empilhadoras, escavadoras, pás carregadoras, guindastes e mais algumas máquinas de força e carga.
Os sistemas hidráulicos são uteis também na área da aeronáutica, tendo como função, alterar a velocidade da hélice, movimentar o trem de aterragem (nos aviões), movimentar os flaps, activar os freios das rodas (travões) e para também accionamento do motor.
A hidráulica divide-se em duas grandes áreas. Uma é a área industrial que como referido em cima é utilizada na indústria com as diversas finalidades em linhas de produção de vários tipos produtos. Outra é a área móvel ou portátil que se trata de mecanismos hidráulicos em sistemas de transporte, basicamente em sistemas móveis, como por exemplo (já referido em cima): camiões, navios, aviões, escavadoras, entre muitos.
Como é constituído o sistema hidráulico?
O sistema hidráulico é constituído por uma bomba hidráulica,