hidraulica
A Engenharia Hidráulica é um ramo da Engenharia Civil cuja principal atribuição é o planejamento e execução de obras ligadas aos diversos usos dos recursos hídricos, atendendo às necessidades básicas da população e possibilitando melhorias na saúde pública e também nas atividades econômicas.
São diversas as áreas em que está presente o engenheiro hidráulico. Os sistemas fluviais de navegação demandam obras como diques e comportas, além do estudo de cursos d’água e planejamento de rotas. No setor de saneamento, executa obras de abastecimento e tratamento de água, sistemas de esgoto etc. Nesta área, os órgãos estatais são os principais empregadores do engenheiro hidráulico, assim como no setor de hidrelétricas. Na construção civil, ele planeja o sistema de abastecimento de água e o de esgoto dos prédios, determinando os materiais mais adequados, como encanamentos e tubulações.
Na área de navegação fluvial, o Brasil subaproveita seus recursos, que são promissores em função do tamanho de suas bacias hidrográficas. Os governos começaram recentemente a incrementar essas vias de transporte.
A recuperação de rios e trechos do oceano contaminados pela poluição também é uma importante perspectiva de trabalho para o engenheiro hidráulico. Porém, falta ainda vontade política aos governos para fazer os investimentos necessários nesses projetos.
Mercado
Estável. É uma área que exige grandes investimentos. As novas leis ambientais brasileiras e as pressões da população e da comunidade internacional para a adoção das chamadas tecnologias limpas nos processos industriais podem levar os setores público e privado a investirem nessa área e, conseqüentemente, contratarem mais engenheiros hidráulicos.
Opções de trabalho
Atuar em empresas públicas ou privadas, na área de manutenção de obras hidráulicas, construção civil,