MOVIMENTO DE STIJL
O OBJETO DA NATUREZA É O HOMEM, O OBJETO DO HOMEM É O ESTILO.
De Stijl significa “O Estilo”. O movimento nasceu na Primeira Guerra Mundial, como tentativa de criar uma nova arte internacional, em um espirito de paz e harmonia. Seus membros procuravam expressar um novo ideal de harmonia espiritual e ordem.
O movimento é a evolução e a dissolução do Neoplasticismo, tem influencia também do cubismo.
O movimento de Stijl influenciou diretamente o Desing gráfico. Permaneceu durante 15 anos, porém sentimos sua influencia até hoje.
O movimento tem como características traços verticais, horizontais e cores primárias, com o objetivo de purificação da arte e do design através de uma linguagem universal.
Essas características permitiram que o movimento explorasse a fundo a geometria e a assimetria em todas as suas funcionalidades, influenciando diretamente na composição de layouts tanto no desing, na publicidade e na tipografia.
O movimento esta presente até hoje na área do desing e da publicidade, tendo o objetivo uma leitura rápida e um cuidado especial com o alinhamento, textos em blocos que formam ‘’desenhos’’ dentro da composição.
Um dos arquitetos envolvidos no movimento de Stijl é Gerrit Rirtveld, sua carreira se iniciou com influencia do Neoplasticismo e assim que recebeu seu diploma, passou a ser membro do Movimento, contribuindo para a revista De Stijl. Dentre as obras arquitetônicas do De Stijl, a "Casa Schröder" foi projetada por Gerrit Rirtveld. A casa caracteriza-se pelo uso de linhas retas, planos e cores básicas como elementos constitutivos, "uma casa que se diria feita não para, e sim pelos moradores, utilizando elementos pré-fabricados", abolindo elementos ornamentais, com superfícies lisas, rejeitando a aparência rústica.
NEOPLASTICISMO
Diferencia um pouco do Movimento Stijl, pois o Neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus