hidraulica
Alvenaria é o nome genérico dado a paredes construídas por tijolos ou blocos, de cerâmica, concreto ou outro material.
Quanto à sua resistência pode classificar-se em auto-portante (estrutural) ou de vedação.
As alvenarias ditas estruturais caracterizam-se por resistirem satisfatoriamente a esforços que as de vedação não suportam. Destinam-se a construções não armadas, ou seja, sem a presença de elementos tradicionais de concreto armado. Por isso são chamados auto-portantes.
A alvenaria de vedação serve, como o próprio nome sugere, para vedar, fechar espaços.
Não tem função estrutural e pode ser executado com uma serie de elementos (blocos ou tijolos). -Elementos de vedação
São os elementos que compõem a alvenaria de vedação. São blocos e tijolos de diversos tipos e modelos, fabricados com barro, cimento, terra, cal, vidro, etc.
Como nosso estudo não se trata de materiais de construção civil, mas sim de técnicas de construções ou características próprias destes elementos, mas sim o seu emprego prático nas obras de construção.
- Execução da alvenaria de vedação
Independente do tipo de alvenaria, que se vá empregar para edificar as paredes de uma obra, alguns cuidados devem ser tomados antes de se iniciarem os trabalho de assentamento. Após a desforma dos baldrames, estes devem ser impermeabilizados.
A maneira apropriada de se protegê-lo de infiltrações é com a aplicação de revestimento impermeabilizante. Para isso, aplica-se uma fina camada de chapisco a fim de aumentar a aderência do substrato, no caso a viga baldrame.
Em seguida, deve-se rebocá-la com massa no traço 1:3 de cimento e areia, sem cal, por isso, sua aplicação deve ser feita de madeira cuidadosa.
Após a secagem desse revestimento deve ser aplicada tinta betuminosa (neutrol ou similar) em duas demãos, a primeira para penetração e a segunda, generosa, para cobertura.Deve-se esperar sua total secagem antes do início do trabalho de assentamento
da