segurança do trabalho
Imagino que a segurança do trabalho deva ser discutida antes de qualquer planejamento, seja para Qualidade ou produção, mesmo que estes dois tenham de ser unificados transformando-se em real produtividade nada acontece sem padrões rigorosos de segurança.
O trabalhador deve ser visto como patrimônio e não apenas como um simples apertador de botão ou embalador de peças, pois sabemos de inúmeros acidentes em que a falta de segurança na estrutura utilizada e a falta de cultura contribuíram para o mesmo.
Mesmo sendo uma Micro Pequena empresa deve pensar como seria o resultado de suas operações se a segurança estiver presente, ao contrário de muitas empresas que mantém o trabalho a toque de caixa, o trabalhador deve ser mantido a toque de alerta, ou seja, prevenção é o que manifesta a segurança em ambiente de trabalho.
Alertas sonoros ou luminosos podem ajudar na prevenção e não podemos esquecer de que padronizar locais com cores diferentes torna constante este alerta, mas o poder de transformação será sempre o ser humano, pois é nele que devemos pensar quando se planejar um grande processo, pois mesmo um processo automatizado em sua grande maioria, o final é sempre as mãos de um operador, então buscar transformar esta cultura com informações e ações através de profissionais capacitados é o ideal.
Não adianta a máquina estar adequada no layout se o layout não for pensando para prevenir acidentes, embora existam normas mundiais, uma empresa não pode simplesmente se ausentar de sua responsabilidade porque é e sempre foi lei pensar em segurança do trabalho, mas ao mesmo tempo presenciamos locais no mundo onde esta lei não é lembrada e nem praticada.
Você poderia pensar porque falar de segurança do trabalho e não Qualidade, penso que a relação é sim muito grande, pois imaginar qualquer produto sem segurança de uso é impossível, agora para produzir deve se pensar da mesma maneira, pois o que gera resultado é e sempre será a