Hidraulica
4.6 – MEDIDORES DE PRESSÃO
A pressão em um fluido pode ser medida segundo duas escalas distintas. Uma, considerando que a menor pressão possível é zero, denominada de escala de pressão absoluta. A outra, considerando que o valor da pressão atmosférica seja zero, denominada de pressão relativa, pressão efetiva ou pressão manométrica.
4.6.1. Medidores de pressão absoluta Como o próprio nome diz, são dispositivos mecânicos ou eletrônicos destinados à medir a pressão absoluta de um fluido. Dentre eles pode-se salientar três tipos, conforme descrição a seguir.
1
Hidráulica I – Departamento de Engenharia Civil – Escola de Minas
a) Barômetro de Torricelli: É um instrumento inventado por Torricelli, em 1643, para medir a pressão atmosférica de uma localidade através de uma coluna de mercúrio metálico, razão pela qual também é denominado de barômetro de mercúrio. Ele é formado por um tubo de vidro com uma das extremidades fechada e a outra conectada a um reservatório contendo mercúrio metálico com uma superfície livre, conforme indicado na figura.
Evangelista Torricelli – físico e matemático italiano nascido em 1608 e falecido em 1647.
Fig. xxx – Esquema de um barômetro de Torricelli
2
Hidráulica I – Departamento de Engenharia Civil – Escola de Minas
Um tubo com uma das extremidades fechada é cheio de mercúrio e em seguida é introduzido em uma cuba contendo o mesmo líquido. Ao inverter o tubo de vidro, a pressão na parte superior do tubo irá diminuir devida ao peso da coluna de mercúrio, até atingir a sua pressão de vapor. No equilíbrio, a coluna se estabiliza sob a ação da pressão atmosférica agindo na superfície livre do mercúrio e da pressão de vapor agindo na superfície livre que se forma dentro do tubo de vidro e com a coluna de mercúrio atingindo a altura h. A altura h indica a pressão atmosférica local. Como a pressão em uma superfície de nível de um mesmo fluido não varia, pode-se escrever que p1 =