Hidraulica
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Hidráulica
Tubo de Pistot
Medidor Venturí
Equação de Brenoulli (fluidos ideias e reais)
Boa vista, dezembro de 2012
Tubo de Pistot
O tubo de Pitot é um dispositivo que mede ao mesmo tempo a pressão estática p e a pressão de estagnação p0, de forma a permitir o cálculo da velocidade do fluxo. Ele combina duas sondas, como mostra o diagrama abaixo. A pressão de estagnação é medida no ponto 2 (na ilustração, por meio da elevação de uma coluna de água). A pressão estática é medida por meio de furos na superfície exterior do tubo (não mostrados no diagrama). Assume-se que a pressão estática p não varie ao longo do instrumento. Os pontos 1 e 2 devem ficar distantes o suficiente para que o tubo não perturbe demais o fluxo. É importante lembrar que as linhas de corrente precisam ser linhas retas para que não haja alterações em p ao longo do fluxo.
Exercícios
-Um tubo de Pitot é preso num barco que se desloca com 45 km/h. qual será a altura h alcançada pela água no ramo vertical.
Resolução: V1²= h → ( 45/3,6)² =h → h=7,8125 → h=7,8m 2g 2x10
Medidor de Venturi
Quando o desnível é zero, o tubo é horizontal. Temos então, o denominado tubo de Venturi, cuja aplicação prática é a medida da velocidade do fluido em um tubo. O manômetro mede a diferença de pressão entre os dois ramos do tubo.
A equação da continuidade é escrita v1S1=v2S2 Que nos diz que a velocidade do fluido no ramo do tubo que tem menor secção é maior que a velocidade do fluido no ramo que tem maior secção. Se S1>S2, concluímos quev1<v2.
Na equação de Bernoulli com y1=y2
Como a velocidade no ramo de menor secção é maior, a pressão neste ramo é menor.
Se v1<v2 concluímos que p1>p2 O líquido manométrico desce pelo lado esquerdo e sobe pelo direito
Podemos obter as velocidades v1 e v2 em cada ramo do tubo a partir da leitura da diferença de pressão p1-p2 no