Comportamento organizacional
ISAG | A Contribuição do Comportamento Organizacional para o nosso Futuro |
Índice Introdução 3 Desenvolvimento 3 Conclusão 6 Bibliografia 7 Netgrafia 7
Introdução
Este trabalho surge no âmbito da unidade curricular de Comportamento Organizacional, leccionada no 4º semestre da licenciatura de Gestão de Empresas, promovida pelo Isag.
O texto abaixo pretende ser uma reflecção sobre a importância das matérias abordadas nas aulas e, de que forma estas serão um contributo para o nosso futuro como profissionais de uma qualquer área da gestão.
Desenvolvimento
A inconstância dos dias de hoje, ao nível da posição das organizações no mercado, indicam que administrar uma empresa é muito mais do que planear, gerir, organizar e controlar. Exige aos gestores competências humanas bastante refinadas. A disciplina de Comportamento Organizacional pretende dar bases a futuros gestores para que possam compreender o comportamento individual e dos grupos em contexto de trabalho. O estudo incide sobre matérias como a liderança, a comunicação, a perceção, competências, motivação, conflitos entre outros temas ligados, fundamentalmente, à interação das pessoas dentro das organizações.
Reunindo as bastantes definições de organização que encontramos numa larga quantidade de bibliografia ou netgrafia, percebemos que existem termos comuns em todas elas: grupo de pessoas, coordenação e objetivos comuns. Assim, criamos a nossa própria definição, baseada nas muitas a que acedemos: uma organização é um conjunto de pessoas, que trabalha em conjunto, de forma coordenada, na prossecução de determinados objetivos comuns.
Se analisarmos a fundo esta afirmação, percebemos que as organizações são feitas/constituídas por pessoas. E se paramos para pensar nesta parte da afirmação, seremos levados a pensar que, provavelmente, faz todo o sentido existir uma área que estude as relações e os comportamentos das pessoas nestes grupos a que chamamos organizações.
Ao