hidraulica
1. Conceitos básicos da hidráulica
São três os métodos conhecidos de transmissão de potencia: mecânica, elétrica e fluídica, iremos destacar a fluídica.
A sua origem deu-se muitos anos A.C onde pelo que se tem conhecimento, foi utilizado à potência fluida em uma roda d`água, que emprega a energia potencial da agua armazenada a uma certa altura, para a geração de energia. Os romanos por sua vez, usavam um sistema de armazenamento de agua e transmissão por canais e dutos para casas de banho e fontes termais.
O uso do fluido sob pressão, como meio de transmissão de potencia, é mais recente, sendo iniciado após a primeira guerra mundial. A grande vantagem da utilização da energia hidráulica consiste na facilidade de controle da velocidade e inversão, praticamente instantânea, do movimento. Além disso, os sistemas são auto lubrificados e compactos se comparados coam as demais formas de transmissão de energia.
Experiências tem mostrado que a hidráulica vem se destacando e ganhando espaço como meio de transmissão de energia nos mais variados segmentos do mercado, sendo hidráulica industrial e móbil as que apresentam um maior crescimento. Porem pode-se notar que a hidráulica esta presente em todos os setores industriais, amplas áreas de automatização foram possíveis com a introdução de sistemas hidráulicos para controle de movimentos.
Para entendermos melhor a hidráulica, temos que conhecer os conceitos fundamentais, eles são:
Fluido – qualquer substancia capaz de se deformar continuamente e assumir a forma do recipiente que a contem. O fluido pode ser liquido ou gasoso. No caso da hidráulica o fluido é liquido (óleo hidráulico), e sua principal função é a transmissão de força.
Força e pressão – pode-se definir força como qualquer causa capaz de realizar trabalho, por exemplo, se quer movimentar um corpo qualquer deve-se aplicar uma força sobre ele e, o mesmo ocorre quando quer para-lo. Já, o conceito de pressão pode ser entendido como