hidraulica
O método volumétrico para medição de vazões parte da própria definição de vazão: volume por unidade de tempo. Assim, medindo-se o volume que se escoou durante um certo período de tempo, obtém-se a vazão média durante esse tempo.
Para a medição dos volumes utilizam-se tanques convenientemente aferidos; e para a medição do tempo utilizam-se cronômetros. As técnicas utilizadas variam muito com a natureza do problema e com a precisão desejada. O método mais simples consiste em dispor de cronômetro, com atuação manual, e de um tanque aferido.
Objetivo
Esse experimento objetivou medir, em laboratório, a vazão volumétrica gerada por um equipamento para análise de escoamentos internos através do método direto volumétrico.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados no experimento foram:
•Equipamento para análise de escoamentos internos: Bomba d’água,tubulação, reservatório e recipiente coletor de água;
•Cronômetro;
•Régua
A metodologia empregada para medição da vazão foi a de, através da leitura de uma régua, quantificar, sabendo-se a área da base do recipiente coletor de água que era de 0,07065m²,o volume de água escoado num determinado tempo, isto é o chamado método direto.Primeiro então, nesse instante acionou-se o dispositivo,iniciando o escoamento do reservatório.Quando a superfície da água atingiu a parte inferior do reservatório o dispositivo foi acionado interrompendo o fluxo, utilizou-se a régua para medir a altura da coluna líquida ate a parte inferior da do recipiente. Anotou-se, por fim, medidas do tempo que o liquido levou para escoar.
4. RESULTADOS
Para determinação da vazão pelo método direto, a equação básica é:
Vazão (Q) = Volume (V) / tempo (t)
Como,
V = Área da base do Recipiente (AR) . Altura da lâmina d’água (LH2O)
Então,
Q = (ARarea. LH2O) / t
Foram feita 1 medição da altura da lamina d’água superior e do tempo para que pudessem escoar, ate a lamina d’água chegasse na parte inferior. Foram