Hidraulica
Os tipos de fluidos hidráulicos são uma forma de líquido lubrificante usado em sistemas hidráulicos de transmissão de energia. As excelentes propriedades dos fluidos e óleos hidráulicos são alcançadas através de uma combinação de um óleo de base e de demais aditivos (aditivos antidesgaste, detergentes, antioxidantes, antiespuma, inibidores de corrosão, entre outros).
Fluido mineral hidráulico à base de petróleo:
Os óleos minerais são os fluidos de base de custos mais baixos. Esses suprimentos, essenciais para a manutenção de peças e componentes, possuem a maioria das características mais importantes que os óleos hidráulicos devem ter. As desvantagens do fluido mineral (à base de petróleo) são a sua baixa resistência ao fogo (ponto baixo), toxicidades e baixo grau de biodegradabilidade.
Fluidos hidráulicos sintéticos com base em éster de fosfato:
Os ésteres de fosfato são produzidos pela reação do ácido fosfórico com álcoois aromáticos. Os fluidos hidráulicos de ésteres de fosfato possuem excelente resistência ao fogo, porém eles não são compatíveis com as tintas, adesivos, alguns polímeros e materiais selantes. Esses tios de lubrificantes industriais também são bastante tóxicos.
Fluidos hidráulicos à base de poliol éster sintéticos:
O poliol éster é produzido pela reação de ácidos graxos de cadeia longa e álcoois sintetizados. Os fluidos hidráulicos à base de poliol éster são resistentes ao fogo e possuem propriedades de lubrificação muito boa. Esses produtos de lubrificação de máquinas e equipamentos são amigáveis ao ambiente, ou seja, são ecologicamente corretos, mas seu uso é limitado pelo custo elevado.
Fluidos hidráulicos à base de água e glicol sintético:
Os fluidos hidráulicos à base de água e glicol sintético contêm de 35% a 60% de água em forma de solução (não emulsão), além de aditivos (antiespuma, anticongelante, inibidores de corrosão e ferrugem, antidesgaste, etc.). Esses produtos possuem excelente resistência ao