Comunidae, cidadania e minorias
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
PROFESSOR(A): CARLOS ROBERTO NASCIMENTO
1° GRUPO:
COMUNIDAE, CIDADANIA E MINORIAS
1.0 Comunidade
Permite vínculos mais significativos entre as pessoas, proporcionando maior sentimento de solidariedade, e se estabelece pela associação entre seus membros.
Definimos comunidade através de algumas características como: • Nitidez: É o limite territorial claro da comunidade, ou seja, onde ela começa e onde ela acaba. • Pequenez: A comunidade é, em si a unidade de observação pessoal ou, então, sendo um pouco maior, porém homogênea, proporciona uma unidade de observação pessoal plenamente representativa do todo. • Homogeneidade: As atividades e o estado de espírito são muito semelhantes para todas as pessoas de sexo e idade correspondentes; o curso de uma geração é semelhante ao da precedente. • Auto-suficiência: É o que proporciona todas ou a maioria das atividades que atendem às necessidades de seus membros.
Quando falamos de comunidade humana estamos falando num tipo de sociedade, existem dois tipos: Sociedade comunitária, Sociedade societária. • SOCIEDADE COMUNITÁRIA; É tipicamente pequena, com divisão simples do trabalho. • SOCIEDADE SOCIETÁRIA: Ela se caracteriza pela grande divisão do trabalho e pela proliferação de papeis sociais.
Cultura do individualismo
Hoje em dia é normal vermos pessoas morando sozinhas, como uma opção de vida, procurando uma liberdade que acaba sendo um fator muito atraente com certas vantagens e desvantagens. Alguns estudiosos acreditam que tanto individualismo leva a crer que possa ser prejuízo estar com outra pessoa. A tendência é só crescer, a solidariedade humana já não é mais a mesma, as pessoas vem favorecendo muito a satisfação individualista, já não se apegam tanto pelo emocional. No Brasil 4milhões de brasileiros reinam sozinhos em seus domicílios.
2.0 CIDADANIA
A