hidraulica
É o estudo do comportamento da água e fluídos em repouso ou em movimento.
É o estudo das características e uso dos fluidos sob pressão, principalmente a água.
Divisão da hidráulica:
• Hidrostática: estuda as condições de equilíbrio dos líquidos em repouso. Principais características: não possuem forma própria; são incompressíveis.
FENÔMENOS
• Hidrodinâmica: estuda os líquidos em movimento, onde as leis são baseadas no fluido ideal, ou seja, sem coesão, viscosidade e elasticidade
APLICADA
HIDRÁULICA
HIDRODINÂNICA
De modo geral, os escoamentos de fluidos estão sujeitos a determinadas condições gerais, princípios e leis da dinâmica e à teoria da turbulência.
No caso dos líquidos, em particular a água, a metodologia de abordagem consiste em agrupar os escoamentos em determinados tipos, cada um dos quais com suas características comuns, e estudá-los por métodos próprios.
O escoamento de fluidos em condutos livres pode ser classificado segundo o seu comportamento e em função de suas características, tais como: laminar, turbulento, unidimensional, bidimensional, permanente, variável, uniforme, variado, livre, forçado, etc.
A designação de conduto ou canal tanto se pode aplicar a cursos d’água natural como aos artificiais. Os escoamentos em condutos livres diferem dos que ocorrem em condutos forçados ou sob pressão, porque o gradiente de pressão não é relevante.
No escoamento em condutos livres a distribuição de pressão pode ser considerada como hidrostática e o agente que proporciona o escoamento é a gravidade. Os condutos livres apresentam, em qualquer ponto da superfície livre, pressão igual à atmosférica e funcionam sempre por gravidade.
Na prática, as canalizações podem ser projetadas e executadas para funcionarem como condutos livres ou como encanamentos forçados
Apesar da hipotética semelhança nos escoamentos livres e sob pressão, os livres são mais complexos e com resolução mais sofisticada, pois as variáveis são