hhfghfgh
1355 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARAná campus medianeiraANALISE DAS PROPRIEDADES FISÍCO-QUÍMICAS DA ÁGUA
Elaine werncke
Matheus Bertoldi dos santos
RAFAEL SANTOS FLAUZINO sabrina bianca marmentini
turma q42
MEDIANEIRA
2014
1 introdução
A água é a substância mais abundante nos seres vivos, perfazendo 70% ou mais na maioria dos organismos. Sendo ainda que os primeiros organismos vivos provavelmente apareceram em um ambiente aquático, e a evolução foi marcada pelas propriedades do meio aquático onde a vida começou.
É através das características únicas desta incrível molécula (H2O) que muitos fenômenos são explicados. Graças a sua estrutura, forma de ligação e atração com demais moléculas que a água recebe uma leva de propriedades específicas.
Dentre todas essas propriedades, algumas em especial serão estudadas e debatidas no relatório.
Nessas se incluem as propriedades de adesão e coesão da água, que tornam ela particular quando comparada a outras moléculas semelhantes. Também suas características relativas a densidade, onde pode se entender porque o gelo é mais denso que a água líquida. E também compreender sobre a propriedade de capilaridade, que explica, por exemplo, como a seiva das plantas pode superar a gravidade e chegar a altura máxima.
2 Objetivos
2.1 Objetivos gerais
Comparar as características físico-químicas da água com a de outros compostos
2.2 Objetivos específicos
Analisar a densidade, a polaridade, a capacidade de solvatação, a tensão superficial e a capilaridade de água
3 Fundamentação teórica
3.1 geometria da molécula de água e suas interações
A molécula da água consiste na ligação covalente entre dois átomos de hidrogênio com um átomo de oxigênio. Desta forma, a molécula da água apresenta um arranjo geométrico quase tetraédrico, onde o átomo de oxigênio se dispõe de forma central e os átomos de hidrogênio em dois de seus vértices. Como o oxigênio presente na molécula de água é