Hghgh
Pós-graduação em Psicopedagogia
Noelia Maria Ribeiro Batista
Dificuldades de aprendizagem na leitura nos anos iniciais de ensino
Pré-projeto apresentado ao Programa de Pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade de Educação da Serra
MANAUS (12)
Agosto de 2011
1. TEMA: Dificuldades de Aprendizagem na Leitura
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA: Dificuldades de Aprendizagem na leitura nos anos iniciais de ensino Atualmente, é muito comum ouvir de um educador que se uma criança não obteve os resultados esperados é porque sofre de algum transtorno. Mas será que estas crianças fizeram uso de todos os recursos possíveis para a aquisição linguística? Como foi feita a alfabetização desta criança?
Todas as questões apontadas acima são de extrema importância, pois nem tudo é transtorno, nem tudo é dificuldade. Existe uma parte que cabe ao sistema e à forma que tal proposta foi estabelecida e conduzida até chegar à aprendizagem.
“Enquanto ainda não sabe ler, leio tudo para as crianças “(Santos, 2001, p.12).
A alfabetização com a afirmação da frase acima parte do pressuposto de que enquanto a criança não domina a leitura e a escrita, é necessário que o professor conduza a leitura e, consequentemente, vá conduzindo o educando a ter autonomia para também ler de forma a expandir seus horizontes na construção do conhecimento. Existem inúmeras técnicas e formas de se iniciar a leitura e a escrita no processo de alfabetização. Porém, muitos educadores se mantêm convictos de que a alfabetização só ocorre através da decodificação das famílias silábicas.
Logo, se a forma de pensamento de como se dá a alfabetização mudar, certamente haverá bem menos profissionais encaminhando seus alunos a clínicas de psicopedagogia por entenderem que o mesmo tenha algum tipo de transtorno.
Muitas vezes, o que parece um transtorno se resume em uma dificuldade, resultante de um