hghg
A óptica é um ramo da Física que estuda a luz. A óptica explica os fenômenos de reflexão, refração e difração, a interação entre a luz e o meio, entre outras coisas.
Segundo o modelo para a luz utilizada, distingue-se entre os seguintes ramos, por ordem crescente de precisão (cada ramo utiliza um modelo simplificado do empregado pela seguinte):
o Óptica geométrica - Trata a luz como um conjunto de raios. o Óptica ondulatória - Considera a luz como uma onda plana. o Óptica eletromagnética - Considera a luz como uma onda eletromagnética. o Óptica quântica ou óptica física: Estudo quântico da interação entre as ondas eletromagnéticas e a matéria.
Óptica geométrica
A óptica geométrica trata a luz como um conjunto de raios que cumprem o princípio de Fermat. Utiliza-se no estudo da transmissão da luz por meios homogêneos (lentes, espelhos), a reflexão e a refração.
Os princípios em que se baseia a Óptica Geométrica são três:
o Propagação Retilínea da Luz - Onde em um meio homogêneo, transparente e isotrópico, a luz se propaga em linha reta. Cada uma dessas "retas de luz" é chamada de raio de luz.
o Independência dos Raios de Luz - Quando dois raios de luz se cruzam, um não interfere na trajetória do outro, cada um se comportando como se o outro não existisse.
o Reversibilidade dos Raios de Luz - Se revertermos o sentido de propagação de um raio de luz ele continua a percorrer a mesma trajetória, em sentido contrário.
Lentes
Podemos dizer que a lente é um dos componentes óticos mais utilizados para a formação de imagens em diversos sistemas ópticos (visão). As lentes têm por finalidade modificar o percurso dos raios de luz que nela incidem. Elas mudam a trajetória dos raios por meio da refração (mudança de direção).
Dentre todas as aplicações da óptica geométrica, a que mais se destaca pelo seu uso no cotidiano é o estudo das lentes esféricas, seja em sofisticados equipamentos de pesquisa astronômica, ou em câmeras digitais