HEUR STICO OU EXPLICATIVO FUN O
O DICIONÁRIO
INFORMAÇÃO.
JAVIER BARCENILLA
Université de Lorraine - Metz
INFORMACIÓN.
UFR Sciences Humaines et
Sociales - Metz
Équipe PErSEUs: Psychologie
Ergonomique et Sociale pour l'Expérience Utilisateurs(EA
INFORMATION.
7312)
Ile du Saulcy CS 60228
57045 METZ cedex 01
France
javier.barcenilla@univ-lorraine.fr
INFORMATION.
98 — O DICIONÁRIO
VOLUME X · Nº2 · 2014 · PP. 98 – 102
INFORMAÇÃO. / JAVIER BARCENILLA
A noção de informação engloba aceções e âmbitos muito diversificados. Nesta breve revisão da noção, vamos tentar definir com precisão o modo como foi abordada em Psicologia e, mais concretamente, na Psicologia do Trabalho e na Psicologia Ergonómica, e qual pode (ou pôde) ser o seu valor heurístico na análise do trabalho.
Em Psicologia, a noção de informação assemelha-se frequentemente à noção de conhecimento, a algo que nos comunica significado; já na teoria da informação, o termo "informação" refere-se tanto à mensagem transmitida como aos símbolos e sinais utilizados para codificar a mensagem.
Desde o início da Psicologia Científica tem havido interesse pelas questões relacionadas com a informação, frequentemente designada por "estímulo" ou simplesmente "sinal". Foram considerados principalmente dois aspetos desta noção:
— por um lado, em que medida é que o ser humano é capaz de processar um sinal em função da sua intensidade? Esta questão dará lugar aos primeiros estudos em Psicofísica e ao desenvolvimento de metodologias de medição e avaliação de limiares de deteção;
— por outro lado, em que medida o ser humano realiza com maior ou menor rapidez um tratamento (proporcionar uma resposta) em função da quantidade de informação transmitida? Esta questão conduzirá à elaboração de metodologias para estudar o tempo de reação a estímulos mais ou menos
Sinal
Emitido
Emissor
complexos (por exemplo, o método "subtrativo" de Donders,
1969) que serão retomadas a partir dos anos cinquenta e que marcarão o