Herpes Zostis
1104 palavras
5 páginas
Grupo: Herpes zoster
É uma doença infecciosa, dolorosa e que produz lesões na pele de acordo com o trajeto dos nervos acometidos. Popularmente conhecida como “cobreiro”, esta herpes não deve ser confundida com o herpes simples. Nesta enfermidade o agente etiológico é um vírus que recebe o nome de Varicela-zoster e que também provoca a catapora, complicação muito comum na infância.
A catapora é transmitida de pessoa para pessoa e provoca vesículas no corpo todo. Estas pequenas bolhas são cheias de líquidos e, em determinado momento, secam e caem. Na maioria das vezes a cura é espontânea, o vírus, entretanto, pode ficar incubado em algum nervo depois de ter causado a catapora. Quando isto ocorre em organismo predispostos, a herpes zoster se manifesta.
O vírus incubado consegue, por motivos ainda não muito bem formulados, caminhar pelo nervo acometido provocando lesões parecidas com a da catapora. Estas nunca ultrapassam a outra metade do corpo e costumam ser bem dolorosas. Quando o local acometido é a face deve-se tomar o dobro de atenção, pois as complicações na visão podem ser severas. Toda forma de herpes zoster necessita de tratamento, já que muitos transtornos podem ser provenientes de tal disfunção.
Agente Causador
É o vírus da catapora que, quando reativado, provoca alterações na pele e uma série de sintomas. Após a reativação os primeiros sinais tendem a demorar em média dois dias para surgir. Tal complicação acomete mais adultos do que crianças e pode provocar muita dor. Não é transmitida de pessoa para pessoa, porém deve-se tomar cuidado com a manipulação das feridas, já que estas contém um líquido extremamente contagioso, o que poderia, no caso, ocasionar uma transmissão. Em grande parte dos indivíduos há um equilíbrio entre o sistema imunológico e a presença do vírus nos nervos. Quando a defesa do organismo baixa um pouco o Varicela-zoster pode se manifestar. Portanto, situações de stress, doenças diversas e traumatismos, por exemplo, são