herpes oral e câncer de boca
Herpes é uma doença provocada pelo vírus HVH e que atinge a cavidade bucal de crianças e de adultos sob duas formas principais:
GEHAP (gengivo estomatite herpética aguda primária) que é a forma mais grave e que atinge principalmente crianças.
Herpes secundário ou recidivante, que atinge principalmente os adultos que foram contaminados na infância.
Principais sintomas:
Após o contágio o período de incubação dura de 1 a 6 dias e os sintomas que aparecem são característicos das viroses: abatimento, agitação, febre, mal estar, perda de apetite, e as vezes adenopatias submandibular e no pescoço, além de sintomas locais como mau hálito, ardência na boca e excesso de salivação.
Em seguida aparecem na boca numerosas vesículas (bolhinhas), que rapidamente se rompem transformando-se em úlceras (pequenas feridas), especialmente nas gengivas, nos lábios, na língua, no céu da boca e na garganta.
É comum as crianças apresentarem febre alta (38 a 40* C) e dificuldade para engolir. As crianças apresentam-se muito irritadas durante o dia e não dormem bem a noite.
Quando tudo corre bem, a febre dura 4 a 7 dias, e as lesões desaparecem entre 1 a 2 semanas sem deixar cicatrizes.
Contágio:
Dentro das bolhinhas existe um líquido muito rico repleto em vírus, que provoca o herpes bucal. Estas bolhinhas ao romperem contaminam a saliva que é o maior meio de contágio para outras crianças e para adultos.
A melhor maneira de se evitar a contaminação, é não manter contato com a lesão e com a saliva do infectado.
Tratamento: O tratamento principal é o de suporte: Muito líquido, especialmente gelado para diminuir a dor, evitar a desidratação e acelerar a cicatrização.
Repouso.
O tratamento alopático é feito com analgésico e antitérmico para alívio sintomático. Pode ser utilizado também o VASA que é o violeta de genciana, anestésico, sacarina e água, que pode ser associada à um antibiótico para evitar infecções.
A limpeza bucal pode ser feita com: