hernia de disco
Hérnia de disco
Universidade Paulista
São Paulo/2013
Hérnia de disco
Trabalho referente à disciplina de Traumatologia e Reumatologia do 6º período do Curso de Fisioterapia da Universidade Paulista Orientado professor(a) Patrícia Pereira Alfredo Realizado pelas alunas :
Andressa Saggioratto.................................B036907
Livia Fazzion ...............................................B04196-0
São Paulo/2013
Introdução
Este trabalho apresenta uma abordagem, tendo como objetivo principal o conhecimento da Hérnia de disco, visando às causas, tipos de hérnia, diagnóstico, testes específicos, tratamento cirúrgico e fisioterapêutico.
Anatomia da Coluna Vertebral
A coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve. Ela é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e por uma série de ossos, chamados vértebras, as quais estão sobrepostas em forma de uma coluna, daí o termo coluna vertebral. A coluna vertebral é constituída por 24 vértebras + sacro + cóccix e constitui, junto com a cabeça, esterno e costelas, o esqueleto axial.
Superiormente, se articula com o osso occipital (crânio); inferiormente, articula-se com o osso do quadril (Ilíaco).
A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: Cervical, Torácica, Lombar e Sacrococcígea.
São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccígeas.
Curvaturas da Coluna Vertebral
Numa vista lateral, a coluna apresenta várias curvaturas consideradas fisiológicas.
São elas: cervical (convexa ventralmente - LORDOSE), torácica (côncava ventralmente - CIFOSE), lombar (convexa ventralmente - LORDOSE) e pélvica (côncava ventralmente - CIFOSE). Quando uma destas curvaturas está