hernia de disco
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
PROFESSORAS: YONARA TELLES
HÉRNIA DE DISCO
CERVICOBRAQUIALGIA
LOMBALGIA
Acadêmicas: ROSSICLEIA SOUSA DO NASCIMENTO
BOA VISTA-RR
2012
HÉRNIA DE DISCO
CERVICOBRAQUIALGIA
LOMBALGIA
Trabalho apresentado a Professora Yonara Telles, Supervisora do Estágio de Ortopedia e Traumatologia 8º semestre, turno vespertino do curso de Fisioterapia.
BOA VISTA-RR
2012
INTRODUÇÃO
A coluna é formada por vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos. É nesse conjunto que ocorre a maior parte das disfunções que causam dor nas costas. A musculatura das costas ajuda a estabilizar a coluna, permitindo ao homem ficar em pé. Os músculos abdominais também são especialmente importantes porque eles atuam em coordenação com os músculos das costas para a manutenção da postura em pé, e como estabilizadores dos movimentos dos membros, nas atividades funcionais do homem.
Anatomia da Coluna
A coluna vertebral tem as funções de proteger a medula espinhal e fornecer estrutura de apoio aos membros para nos manter em pé.
É composta de 33 vértebras: 7 cervicais (pescoço), 12 dorsais ou torácicas 5 lombares, 5 no sacral (são 5 vértebras fundidas no sacro) e 4 ossos fundidos em um osso, o cóccix.
Entre uma vértebra e outra existe o disco intervertebral (onde pode surgir a hérnia discal).
O que mantém as vértebras na anatomia ajustadas, é a soma de vários músculos e ligamentos, em perfeito equilíbrio biomecânico.
As vértebras compõem-se pelas seguintes estruturas: corpo, pedículos, lâmina e apófises.
O corpo vertebral encontra-se na porção