Dissertação
Nasceu em Adelaide, Austrália, em 26 de dezembro de 1880, foi um sociólogo australiano, um dos fundadores e principais expoentes do método sociologia industrial estadunidense.
Formou-se em Medicina na Universidade de Adelaide, trabalhou na África após sua mãe ter trabalhado como domestica e leccionou na Universidade de Queensland. Ainda na Austrália, estudou as sociedades aborígenes, que o tornaram sensível às múltiplas dimensões da natureza humana. Durante a Primeira Guerra Mundial, trabalhou na análise psicológica de soldados em estado de choque.
Entretanto alcançou notoriedade internacional, por suas experiências na fábrica Western Eletric, em Chicago (EUA), entre os anos de 1927 e 1932, contrapondo-se nelas aos princípios científicos do trabalho de Taylor. Elton Mayo faleceu Polesden Lacey, no Reino Unido em 7 de setembro de 1949.
IDEIAS DE ELTON MAYO
O trabalho feito pelo autor australiano tinha, inicialmente, como intenção estudar os efeitos das condições físicas dos trabalhadores à produtividade, ou seja, o quando a exaustão era responsável por uma diminuição significante (ou não) sobre a produção de uma empresa. A experiência encabeçada por Elton Mayo também tinha como objetivo desvendar e pesquisar a fundo o motivo dos constantes conflitos entre trabalhadores e os empregadores, além disso, verificar a questão do alcoolismo, tédio, a fadiga, os acidentes, a rotatividade do pessoal e outras situações que eram comuns e dificultavam o convívio.
EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
A experiência de suma importância, criada pelo sociólogo australiano, ocorreu com 3 fases distintas.
No primeiro momento de seu trabalho de prática de pesquisa, o autor tinha a intenção de confirmar se a iluminação era um fator de modificação na produtividade dos empregados.
No segundo momento de sua experiência, Elton Mayo buscou observar o campo desenvolvido pelo trabalho em grupo, ou seja, o social e o campo de liderança.
Por fim, no terceiro momento