Hermaneutica pesquisa sobre conselho tutelar

996 palavras 4 páginas
Baseado nos texto: Cultura e produção Simbólica. A cultura como texto/ Hermenêutica de Profundidade na pesquisa social A antropologia é a ciência que estuda o homem, surgiu no século XIX. Clifford Geertz representante da antropologia contemporânea hermenêutica, simbólica ou interpretativa, com a teoria que a antropologia interpreta a realidade social e cultural de uma sociedade. Vê a antropologia como um texto a ser interpretado, deixando de ser ciência experimental para ser ciência interpretativa. A etnografia é uma descrição cultural que usa a metodologia como forma de instrumento de pesquisa, onde o observador ouve, escuta e escreve sendo neutro a realidade descrita sem interferir no contexto daquela cultura.
“A cultura humana é um conjunto de textos (...) na qual o antropólogo deve saber ler por sobre os ombros daqueles a quem esta cultura pertence”. Clifford Geertz (1973a:452).
Conselho Tutelar Os dados abaixo têm como base, pesquisa feita via internet, entrevista com os membros do conselho e palestra. O campo estudado e observado por nós discentes foi o Conselho Tutelar de Itapetinga, um órgão público que atende ao município e região. O Conselho Tutelar de Itapetinga teve inicio de suas atividades em 1999, com o objetivo de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme determinado no (ECA) Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 131 e 140). “Por lei é considerado criança a pessoa com doze anos de idade incompletos e adolescentes aquele entre doze a dezoito anos de idade”. (art. 2°) O Conselho Tutelar é composto por cinco membros que são eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e em conjunto quais medidas de proteção tomar para cada caso. O órgão responsável pela fiscalização do Conselho Tutelar é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Em entrevista com o dos conselheiros, nos foi revelado com que condições funcionam o órgão em Itapetinga e como

Relacionados

  • Resumo Constitucional E Metodologia Jur Dica 26
    126869 palavras | 508 páginas