Heredograma
FACULDADE DE FARMÁCIA
DEPARTAMENTO DO MEDICAMENTO
O perfil do farmacêutico nas análises clínicas, químicas e na toxicologia.
Salvador, BA
2013
O perfil do farmacêutico nas análises clínicas, químicas e na toxicologia.
Esquema apresentado a Universidade Federal da Bahia, como critério de avaliação da disciplina Introdução aoEstudo das Ciências Farmacêuticasno curso de Farmácia sob orientação da Prof. MSc. Edimar Caetité Jr.
Salvador, BA
2013
A atual formação curricular do farmacêutico está amparada na Resolução do CNE/CES (Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação) número 02/2002. A norma em vigor, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Farmácia, em seu artigo 3º, estabelece o perfil do formando egresso/ profissional. Ele é o farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Uma das mais importantes áreas de atuação do farmacêutico é o setor de Análises Clínicas. O farmacêutico atua na realização de exames laboratoriais; pesquisa e extensão na área de análises clínicas; gerenciamento de laboratórios; planejamento e gestão em serviços farmacêuticos no setor; atuação como docente em farmácia bioquímica clínica; magistério superior; assessoria e consultoria em análises clínicas e na área de garantia da qualidade em laboratórios clínicos, além da citopatologia.
A área de Análises Clínicas é um setor que exige dos responsáveis técnicos farmacêuticos dos laboratórios muita responsabilidade e ética no cumprimento de seus deveres. A RDC n° 302 da ANVISA traz em seu texto normas que obrigam aos profissionais responsáveis por serviços de análises a prestarem serviços com qualidade evitando concorrência desleal. Para que isso ocorra é necessário a atualização permanente de seus conhecimentos