Hereditariedade
Conceito
A hereditariedade é responsável, através dos cromossomas, ADN e dos genes, pelos muitos aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e do tipo de comportamento dos seres humanos e dos animais em geral, esses fatores são transmitidos pela hereditariedade de um ser a outro no processo de reprodução
Com a hereditariedade, os descendentes de indivíduos de uma espécie sempre descendem a essa mesma espécie não podendo uma espécie gerar outra devido a que a hereditariedade não permite. Porém, entre indivíduos de uma espécie comum é perfeitamente possível observar-se um número vasto de variações dando a vida uma diversidade enorme. Como exemplos, se observarmos os seres humanos, existem varias características que nos diferenciam uns dos outros.
A hereditariedade é transmissora de informações como a cor da pele, a cor dos olhos, a forma do cabelo, as características físicas de um modo geral, as doenças próprias de um indivíduo que são transmitidas a seus descendentes através da hereditariedade, entre outros muitos fatores dos quais podemos identificar perfeitamente a presença e a função da hereditariedade tanto em humanos como em todo ser vivo.
Tudo na hereditariedade está relacionado com o DNA e os estudos mais recentes puderam identificar uma série de elementos que corroboram com esse conceito.
http://queconceito.com.br/hereditariedade#ixzz2X0JiKVJO
Tipos de hereditariedade
A maior parte das características anatômicas e fisiológicas de um indivíduo depende da ação conjunta de vários genes, pelo que o mecanismo envolvido na sua determinação se conhece por hereditariedade poligênica. No entanto, há algumas características que dependem de um só gene e aí fala-se de hereditariedade monogênica: é o caso de várias doenças hereditárias, já que basta existir uma alteração num único gene e, por isso, um defeito na estrutura da proteína que codifica, para que surja um problema orgânico.
Fala-se de hereditariedade autossômica