Herança e sexo
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CCA
CURSO DE ZOOTECNIA – CZ
Gustavo Mendes Pereira
Resumo Ovogênese
São Luís – MA
2014
Ovogênese é o processo de originação dos gametas femininos e maturação dos mesmos desde a vida intra-uterina até a puberdade,tendo como principal diferença do processso de espermatogênese,um período de repouso e a presença dos folículos ovarianos.
Este processo divide-se em algumas etapas indispensáveis para que haja a produção do gameta feminino e em consequência a fertilização e a formação de um novo ser futuramente.Essas etapas são:Multiplicação ou proliferação,crescimento,repouso e maturação.
A multiplicação caracteriza-se pela migração das células germinativas primordiais do endoderma do saco vitelino para as gônadas primitivas ainda na vida embrionária. Observa-se então o amadurecimento dessas células germinativas primordias,transformando-se em ovogônias e logo há a ocorrência de sucessivas mitoses,ocorrendo a proliferação dessas células.
A etapa de crescimento é caracterizada,como o nome sugere,pelo crescimento do citoplasma das ovogônias,resultando nos ovocitos de primeira ordem ou ovocitos I,processo esse que ocorre durante a infância.Esses ovoticos sofrem meiose I e estacionam em profase I entrando em repouso até a ovulação.Um pouco antes da ovulação,o ovocito I termina a primeira divisão meiotica ,sendo então,a ovulação o fator para o início da segunda divisão,esta,parando em metafase II.
Finalmente,a fase de maturação,é caracterizada pelo término da meiose II e isso só ocorrerá caso haja fertilização tendo como consequência a formação da célula ovo ou zigoto além do segundo corpusculo polar.
A foliculogênese é dada a partir da puberdade,ou seja,fase de maturação da ovogênese e observa-se como principal função dos folículos a garantia de um ambiente viável para o ovócito amadurecer.
Primeiramente,nota-se a presença dos folículos