Futuro das bibliotecas face à concorrencia da internt

684 palavras 3 páginas
Índice
Índice 2
Introdução 3
Bibliotecas Especializadas 4
Rede Nacional de Bibliotecas Públicas 5
Opinião 6
Conclusão 7

Introdução Este trabalho foi me proposto pela disciplina de Área de Integração com o tema abordar o Futuro das Bibliotecas face a concorrência da Internet. Neste trabalho vai focar as bibliotecas atuais; bibliotecas especializadas e Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Bibliotecas Especializadas

As bibliotecas atualmente conhecidas como especializadas começaram a surgir no início do século XX, acompanhando o desenvolvimento da fase industrial e em resposta ao avanço da área de ciência e tecnologia. No entanto, ocorreu um maior impulso a partir da Segunda Guerra Mundial.

As bibliotecas especializadas têm características peculiares, principalmente em relação ao acumulamento. Este destaca-se, comparado aos modelos de bibliotecas tradicionais (bibliotecas públicas e escolares), e mesmo às bibliotecas universitárias, por revelar um carácter mais seletivo e atual, com acumulação mais diversificada em termos de áreas de conhecimento.

Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

As bibliotecas de “hoje” fazem promoções, conferências, encontros com escritores, atividades de animação e workshops. Muitas das vezes pedem ajuda à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP - é um projeto que teve início em 1987, existiam, para todas as bibliotecas publicas que não correspondiam aos interesses e necessidades de leitura e informação do público), para criar e desenvolver bibliotecas públicas modernas, em cada um dos concelhos do continente, através de apoio técnico e financeiro do Ministério da Cultura, contribuindo para assegurar a igualdade de acesso à informação e ao conhecimento; para estimular o

Relacionados