Herança do Sexo
Cromossomos Sexuais Masculino e Feminino
Os cromossomos feminino é o cromossomo X e os cromossomos masculino é o cromossomo X e Y. Veja bem quem define o sexo de um bebê é o homem, pois se o cromossomo sexual masculino for o X o bebê será uma menina pois X do pai e X da mãe da uma menina. Se for Y do pai e X da mãe será um menino.
As características que são da aos seres humanos em relação ao sexo são atribuídas a uma combinação de dois cromossomos que simploriamente são determinados como X e Y... Quando um indivíduo nasce com um par XX ele possui características femininas (ele e uma melhor no caso do ser humano), se ele nasce sendo XY, ele nasce com características masculinas, portanto você pode concluir que os cromossomos X dão as caraterísticas femininas e o Y as caraterísticas masculinas.
Daltonismo
Trata-se da incapacidade relativa na distinção de certas cores que, na sua forma clássica, geralmente cria confusão entre o verde e o vermelho.
É um distúrbio causado por um gene recessivo localizado na porção heteróloga do cromossomo X, o gene Xd, enquanto o seu alelo dominante XD determina a visão normal.
A mulher de genótipo XDXd, embora possua um gene para o daltonismo, não manifesta a doença, pois se trata de um gene recessivo. Ela é chamada de portadora do gene para o daltonismo. O homem de genótipo XdY, apesar de ter o gene Xdem dose simples, manifesta a doença pela ausência do alelo dominante capaz de impedir a expressão do gene recessivo.
Hemofilia
Como a maioria recessiva ligada ao sexo, cromossomopatias X, é mais provável a hemofilia ocorrer em homens do que em mulheres. Isso ocorre porque as mulheres têm dois cromossomos X, enquanto os homens têm apenas um, de modo que o gene defeituoso está garantido a se manifestar em qualquer homem que o carrega. Como as mulheres têm dois cromossomos X e hemofilia é rara, a chance de uma mulher ter duas cópias defeituosas do gene é muito remota, por isso as mulheres são quase