Herança holandrica
O cromossomo Y possui alguns genes que lhe são exclusivos, na porção encurvada que não é homóloga ao X. Esses genes, também conhecidos como genes holândricos, caracterizam a chamada herança restrita ao sexo.
Não há duvidas de que a masculinização está ligada ao cromossomo Y. Um gene que tem um papel importante nesse fato é o TDF ( iniciais de testis-determining factor), também chamado de SRY(iniciais de sex-determining region of Y chromossome), que codifica o fator determinante de testículos. O gene TDF já foi identificado e está localizado na região não-homóloga do cromossomo Y.
Tradicionalmente, a hipertricose, ou seja, presença de pelos no pavilhão auditivo dos homens, era citada como um exemplo de herança restrita ao sexo. No entanto, a evidência que a hipertricose deve-se a uma herança ligada ao Y está sendo considerada inconclusiva, pois, em algumas famílias estudadas, os pais com hiperticose tiveram filhos homens com e sem pêlos nas bordas das orelhas.
Na herança restrita ao sexo verdadeira: Todo homem afetado é filho de um homem também afetado; todos os seus filhos serão afetados, e as filhas serão normais. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/herancaesexo5.php Herança holândrica ou restrita ao sexo
Os genes holândricos são encontrados nos homens, pois eles ficam no cromossomo y, passando de geração a geração, através da linhagem masculina. Eles não possuem relação de recessividade nem de dominância.
Por esse motivo que o homem é responsável pela hipertricose, ou seja, ele é responsável pela presença de pêlos longos nas orelhas.
http://www.colegioweb.com.br/determinacao-e-heranca-relacionada-ao-sexo/heranca-holandrica-ou-restrita-ao-sexo.html
Herança ligada ao cromossomo Y e herança influenciada pelo sexo
Os genes holândricos, que se localizam nas regiões do cromossomo Y sem homologia no X, são herdados apenas pelos homens, sendo transmitidos diretamente de pais para