Herança cultural
Desde a chegada de Cabral, pessoas de diversos países viram no Brasil excelentes oportunidades de trabalho e qualidade de vida, essas influenciaram a formação cultural brasileira.
Desde 1500 o Brasil é cobiçado por diversos países, e através de invasões e imigrações o povo brasileiro acabou criando um “Mix de Culturas” que acabou gerando a nossa atual cultura.
Cerca de 15 povos influenciaram diretamente a cultura brasileira. A mistura começou em 1503, quando os franceses começaram a visitar a costa brasileira, até os dias atuais com os estadunidenses influenciando a população através dos meios de comunicação, com o cinema, televisão e a música. Cada povo tentou deixar o Brasil com a cara de seu país de origem, o que gerou uma diversidade de costumes.
Franceses
Os franceses procuram fixar-se no Brasil por, pelos menos, três séculos.
Tentativas de fundação da França Antártica e da França Equinocial, implicaram em contato e miscigenação com os primeiros habitantes, fazendo com que a influência étnica e cultural dos franceses permanecesse em boa parte do país e deixasse marcas muito fortes na aparência, educação, gastronomia, artes, vocabulário e estética do nosso povo.
Judeus
Tratado de Aliança e Amizade firmado entre o Brasil e Inglaterra em 1810. O tratado assinado no momento em que a Inquisição portuguesa era desativada, permitia oficialmente a vinda de imigrantes não-católicos.
Em 1920, os judeus já compunham uma colônia imigrante significativa, aumentando ainda mais com a ascensão do nazismo na Alemanha no início dos anos 30.
Estima-se em, aproximadamente, 200 mil o número de judeus no Brasil; em São Paulo e, graças ao nível de educação desses imigrantes, ocupam hoje postos importantes na esfera governamental, empresarial, acadêmica e cultural.
As maiores influências judaicas que tivemos são: o conformismo com o destino, o saudosismo messiânico e o "pão-durismo" do mineiro.
Gregos
A presença grega no Brasil data de 1880; todavia,