herança cultural de roma
Na arquitetura eram predominantes as construções de templos e de teatros.
Na filosofia grandes nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, criaram os pilares dessa ciência, e é herança dos gregos os conceitos como a democracia, a cidadania.
O teatro grego nasceu a partir das inúmeras festas em homenagem ao deus Dioniso (chamado Baco, pelos romanos). No período Clássico (cerca de 480 a 323 a.C.) surgiram os gêneros teatrais da tragédia e da comédia. Os gregos construíram muitos teatros, e era uma grande diversão assistir às peças; criaram o anfiteatro, que é uma arena em formato oval ou circular, que apresentava uma acústica perfeita, pela própria estrutura da construção, pois aproveitava a geografia do local, as montanhas, como suporte para a construção das arquibancadas.
As civilizações antigas deram grandes contribuições que chegaram até nós, e em todas as áreas do conhecimento, como arquitetura, artes, ciências, medicina, etc. Vejamos o que veio da Grécia e de Roma e que nos influencia.
A Grécia é um país banhado pelo mar Egeu, de forma que construiu uma cultura basicamente marítima.
Ao contrário do que se pensa, as colunas na arquitetura não foram obra dos gregos, eles perceberam esse elemento arquitetônico nas construções egípcias e a maior sustentação que elas conferiam (por dividirem o peso da construção igualmente) e adaptaram à sua maneira. Os gregos criaram as ordens arquitetônicas dórica, jônica e coríntia. O dórico é o estilo mais simples e mais "pesado" de todos e foi inspirado nos estilos egípcios; o jônico forma duas volutas, uma de cada lado, sendo mais gracioso que o dórico; e o coríntio é o mais paramentado de todos, muito rico em detalhes.