Hepatites
As hepatites são causadas principalmente por:
- Vírus: Hepatite A,B,C,D e E.
- Infecções
- Álcool
- Medicamentos e drogas
- Doença autoimune (quando o corpo inapropriadamente cria anticorpos contra nós mesmos)
- choque circulatório
- Esteato-hepatite (leia: O QUE É ESTEATOSE HEPÁTICA?)
Vamos falar um pouquinho de cada uma delas. No final abordarei os sintomas, que são basicamente os mesmos, independente da causa da hepatite.
1.) HEPATITES VIRAIS
Vários vírus podem causar quadros de inflamação do fígado, ou seja, hepatite. Podemos citar a dengue (leia: DENGUE | Sintomas e tratamento), o citomegalovírus e a febre amarela (leia: FEBRE AMARELA | Vacina e sintomas). Porém, chamamos de hepatites virais apenas aquelas causadas por vírus que atacam preferencialmente o fígado.
São cinco as hepatites virais: A, B, C, D e E. As três primeiras correspondem por mais 95% dos casos.
Ao contrário do que o senso comum nos leva a pensar, os vírus que causam as hepatite virais são muito diferentes entre si. O vírus da hepatite C, é por exemplo, muito mais parecido geneticamente com o vírus da dengue do que com os das outras hepatites. As hepatite virais devem ser encaradas como doenças diferentes, com tratamento e prognósticos distintos, mas que apresentam em comum o fato de serem vírus que causam hepatite.
Hepatite A (leia: HEPATITE A - Sintomas, tratamento e vacina)
É transmitida pela chamada via fecal-oral, ou seja, quando o vírus eliminado nas fezes de alguém contaminado é ingerido por uma pessoa sadia.
Você deve estar pensando como isso é nojento e que nunca aconteceria consigo. Pois a hepatite A é extremamente comum. Para entrar em contato com o vírus basta nadar em uma praia ou lago poluído por esgoto, comer algo preparado por alguém que não lava as mãos