Hepatites virais (resumo)
- > órgão do corpo, correspondendo de 1,8 – 3,1% do peso corpóreo. - Homem adulto: peso varia de 1.400 – 1.800 g Mulher adulta: peso varia de 1.300 – 1.500 g - A unidade funcional do fígado foi considerada como lóbulo hepático descrito em 1833 por Kiernan no porco, segundo o qual o lóbulo era uma estrutura hexagonal em cuja periferia se encontram espaços-porta e centralizada pela veia centrolobular. - Ácino de Rappaport
ÁCINO DE RAPPAPORT
Pequena porção do parênquima hepático de forma e tamanhos variados, que tem um eixo ou hilo formado por uma arteríola hepática terminal, uma vênula portal e um ducto biliar. A veia centrolobular ou vênula hepática terminal ocupa setores adjacentes de campos hexagonais vizinhos. De acordo com a proximidade ao eixo portal, o ácino é dividido em 3 zonas:
- Zona 1 ou periportal que apresentam dife- - Zona 2 ou médio-zonal renças de oxigenação, - Zona 3 ou perivenular funcionais e até mor- lógicas.
[pic]
BIÓPSIA HEPÁTICA
Melhor indicador da presença de doença hepática difusa, oferecendo substrato para graduação da atividade (necro)inflamatória e estadiamento das alterações estruturais, além de acompanhamento e monitorização do tratamento.
Tipos de biópsia:
➢ BIÓPSIA EM CUNHA
- Fornece habitualmente amostras relativamente extensas do parênquima hepático, entretanto pode ser insuficiente por conter apenas porções muito superficiais do órgão, não representando adequadamente o parênquima mais profundo.
- Deve ser evitada na avaliação de doenças difusas , particularmente nas HC (septos da cápsula de Glisson podem prejudicar a avaliação do estadiamento dando uma falsa idéia de cirrose) e esquistossomose (fibrose de Symmers: a lesão é difusa, porém central, poupando as porções mais periféricas do