hepatite
Professora Maria Jose Alencar Vilela
Isadora Marioto ; Mariana oliveira
Tema: Hepatite
A hepatite é qualquer processo inflamatório que resulta em necrose de hepatócitos, lesando o fígado.
As hepatites são causadas principalmente por vírus (A, B, C), álcool, medicamentos ou drogas e doenças auto-imune.
Hepatite A: Transmitida através de alimentos ou contato pessoal. Vem e dura aproximadamente 1 mês. É uma infecção leve e cura sozinha. Existe vacina.
Hepatite B: Transmitida principalmente através de relações sexuais e contato sanguíneo. Existe vacina. Age surdamente no fígado por até 20, 30 anos. Leva à cirrose, câncer no fígado e à morte. Há tratamento. As curas totais são raras, mas é possível conviver com a doença, tratando-a por períodos de tempo variáveis.
Hepatite C: A transmissão é por contato sanguíneo, via transfusões, seringas compartilhadas, etc. Não se transmite por sexo. Não tem vacina. Existem, no mundo cerca de 200 milhões de pessoas que carregam o vírus da hepatite C.
Hepatite alcoólica: O álcool é reconhecidamente uma droga hepatotóxica. A hepatite alcoólica é uma síndrome associada ao consumo prolongado de álcool. Como toda hepatite crônica, também pode evoluir para cirrose e falência hepática. O principal tratamento é a suspensão total do consumo de álcool.
Hepatite auto-imune: este tipo de hepatite é causado devido a um mau funcionamento do nosso sistema de defesa que deveria atacar somente vírus, bactérias e outros invasores, mas que, inapropriadamente começa atacar também as células do fígado.
Sintomas
Os sintomas da hepatite são a icterícia (pele e olhos amarelados), colúria (urina cor de mate) e acolia fecal (fezes claras, quase brancas).
Outros sintomas menos específicos incluem fraqueza, comichão generalizado, náuseas, perda de apetite, dores no fígado e febre.
Prevenção
A prevenção da hepatite A inclui a melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e