Previnir pra educar
PROJETO DE TRABALHO - EDUCAR PARA PREVINIR
1. IDENTIFICAÇÃO
TEMA: EDUCAR PARA PREVENIR
PERIODO: 28 a 30 de Maio de 2014
TURMA: NONO ANO TURNOS: MANHÃ E TARDE
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
2. PROBLEMATIZAÇÃO
É comum ver crianças e adolescentes usando drogas em qualquer parte do País, esse uso indiscriminado tem gerado muitos problemas sociais e familiares, e principalmente no setor educacional. Alunos de todas as idades já estão envolvidos com algum tipo de narcóticos. A escola onde será aplicado o projeto Educar para Prevenir servirá de modelo para as outras escolas, caso seus diretores queiram implantar esse projeto.
A aplicabilidade do Educar para Prevenir será uma experiência impar para os alunos, funcionários e estagiários, pois terão a possibilidade de mudar através de sues atos a historia de vida de muitos adolescentes que frequentam aquela escola.
A escola como consultora de conhecimentos e valores sociais, aponta a necessidade de se desenvolver um ensino de valores ou programas para o combate de uso das drogas, sensibilizando a comunidade escolar para o combate de uso das drogas, estima, possibilitando para o convívio social. (Souza, 1998).
Nessa perspectiva, todo segmento escolar deve assumir um relacionamento que permita que as suas atitudes se transformem em mediadores de aços preventivas contras as drogas.
Diante disso pergunta-se: as praticas educativas desenvolvidas na escola hoje, levam a prevenção contra as drogas. Quais atividades coletivas que podem ser desenvolvidas no cotidiano escolar? Que ações concretas surgirão com o desenvolvimento das vivencias pela prevenção contra as drogas? Quais perspectivas podem se ter ao desenvolver esse projeto?
3. JUSTIFICATIVA
“Ao tomar conhecimento, através das Rádios, das Televisões, Jornais, Revistas e outros meios de comunicação de ocorrências, como: doenças, roubos, assassinatos, desentendimentos familiares, separação de casais, acontecidos