Hepatite
Trabalho sobre Hepatite
CATANDUVA – SP
2014
INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE CATANDUVA IMES-FAFICA
Trabalho sobre Hepatite
Trabalho sobre os tipos de Hepatite, apresentado na disciplina de Microbiologia e Parasitologia II, do curso de Biologia, da Faculdade Imes Fafica Catanduva.
Prof: João Ricardo dos Santos
CATANDUVA – SP
2014
Introdução
As hepatites virais são doenças infecciosas, de transmissibilidade inter-humana, evolução aguda ou crônica que, pela alta morbidade universal, constituem importante problema de saúde pública. Apresenta vários agentes etiológicos, com tropismo primário pelo tecido hepático, que apresentam características clínicas e laboratoriais semelhantes, porém com importantes particularidades, quanto às diferenças epidemiológicas e a sua evolução. Para fins de vigilância epidemiológica, as hepatites podem ser agrupadas, de acordo com a maneira preferencial de transmissão, em fecal-oral (vírus A e E) e parenteral (vírus B,C,D); e são pelo menos sete os tipos de vírus que já foram caracterizados: A, B, C, D, E, e não A-E. Os vírus A, B, e C são os responsáveis pela grande maioria das formas agudas da infecção. Entretanto, a despeito do crescente uso de técnicas laboratoriais cada vez mais sensíveis, cerca de 5% a 20% das hepatites agudas permanecem sem definição etiológica e, nas hepatites fulminantes, essa porcentagem torna-se ainda maior.
A distribuição das hepatites é universal, mas a magnitude varia de região para região, com prevalência em grupos socioeconômicos mais baixos. No Brasil, calcula-se que existam, no mínimo, 3 milhões de portadores crônicos de cada um dos vírus da doença. As hepatites virais estão entre as doenças endêmico-epidêmicas que representam problemas importantes de saúde pública no Brasil. O comportamento epidemiológico, no nosso país e no