Hepatite medicamentosa
O que é?
É uma grave inflamação do fígado causada pelo uso de medicamentos. Pode ser causada pela quantidade de medicamento utilizada, o que pode ser tóxico para o organismo, ou devido a hipersensibilidade do indivíduo ao medicamento. Há problemas na detoxificação; da catálise e síntese de lipídeos, de carboidratos e de proteínas; da produção de bile; da produção de fatores de coagulação; e há problemas em outros orgãos devido às alterações na homeostasia provocadas pelo mal funcionamento do fígado.
Epidemiologia
A incidência da toxicidade hepática induzida por drogas varia entre 1 em 1.000 e 1 em 100.000 indivíduos a tomar doses terapêuticas de medicamentos. O desenvolvimento de icterícia e a elevação de transaminases em doentes com toxicidade hepática induzida por fármacos está associada a uma mortalidade estimada em 10%. A susceptibilidade é ditada por factores genéticos e ambientais.
Causa
O uso excessivo de medicamentos, ou a inalação de ou uso de substâncias tóxicas (p.e. produtos químicos de indústrias), gerando dano às células hepáticas.
Sintomas
- Febre baixa;
- Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos;
- Coceira pelo corpo;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Mal estar;
- Urina escura como cor de coca-cola (colúria);
- Fezes de cor clara como argila ou massa de vidraceiro (acolia fecal).
Diagnóstico
O diagnóstico definitivo é obtido por meio de biópsia do fígado. Entretanto, o tratamento é conduzido com base em exames que verificam as taxas de bilirrubina (indireta, direta e total), de alanina e aspartato aminotransferases (ALT e AST) e de fosfatase alcalina. Também se utiliza os testes de protrombina e tromboplastina parcialmente ativado.
Tratamento
Suspensão imediata do medicamento ou da exposição à toxina. A utilização de vitamina K em casos de teste de protrombina elevado também é importante. Deve-se aumentar o consumo de água e de legumes, verduras, frutas e cereais, diminuindo o consumo de alimentos