HEPATITE ENTÉRICA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
HEPATITE ENTÉRICA
CAMPINAS
2008
HEPATITE ENTÉRICA
Trabalho relacionado a Hepatite entérica ou epidêmica para o curso de Ciências Biológicas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na disciplina Microbiologia. Professor responsável pela disciplina: Profº Marizete.
CAMPINAS
2008
Sumario
Introdução.................................................. 3
Aspectos gerais......................................... 4
Agente Etiológico....................................... 5
Transmissão............................................... 5
Profilaxia..................................................... 5
Tratamento de suporte............................... 6
Controle de cura......................................... 6
Bibliografia................................................... 7
INTRODUÇÃO
A hepatite E, também conhecida como hepatite entérica ou epidêmica é mais comum em países em desenvolvimento, onde a infra-estrutura de saneamento básico é deficiente especialmente em partes da África e Sudeste da Ásia, onde 30% da população está infectada. Transmite-se principalmente por via oral ou fecal. A fase aguda é semelhante à da hepatite A. A doença é geralmente branda exceto em mulheres grávidas que estão sujeitas a graves complicações, acomete mais adultos e adultos jovens e é rara em crianças e idosos. Não são registrados casos crônicos ou portadores permanentes do vírus e, ainda não existem vacinas disponíveis.
Aspectos gerais:
A hepatite E é uma doença infecciosa aguda, que produz inflamação e necrose do fígado. O ser humano parece ser o hospedeiro natural do vírus da hepatite E, embora haja possibilidade de um reservatório animal (o vírus já foi isolado em porcos e ratos) e seja