hepatice c
Nomes: Elida Luanda
Adriano Araújo
Ludmila Arsolino
Taís Dias
Thainá
Roberta Desiree
Professora: Cristina Pimenta
Introdução:
O que é Hepatite C?
A hepatite C é uma doença infecciosa causada pelo vírus da hepatite C (VHC) e que afecta sobretudo o fígado. A infecção é muitas vezes assintomática, embora a infecção crónica possa levar à fibrose do fígado e por fim à cirrose, que normalmente só se manifesta passados vários anos. Em alguns casos, os indivíduos com cirrose contraem
Insuficiência hepática ou cancro do fígado, podendo haver ainda complicações que representam risco imediato de vida, como varizes esofágicas ou gástricas.
O contágio com VHC é feito através de contacto sanguíneo, associado sobretudo ao uso de seringas, material médico mal esterilizado e transfusões sanguíneas. Estima-se que em todo o mundo sejam afectadas pela hepatite C 130 a 170 milhões de pessoas. A existência da hepatite C foi proposta durante a década de 1970 e demonstrada em 1989.
A doença afecta apenas o ser humano e os chimpanzés.
Causas
A infecção por hepatite C é causada pelo vírus HCV. Pessoas que podem estar em risco de contrair hepatite C são aquelas que:
Estiveram em diálise renal por longo tempo
Têm contato regular com sangue no trabalho (por exemplo, profissionais da área de saúde)
Têm contato sexual sem proteção com uma pessoa que tem hepatite C (isso é menos comum, mas o risco é maior para aqueles que têm muitos parceiros sexuais, já têm doença que está infectada com o vírus desenvolve hepatite C crônica. sexualmente transmissível ou estão infectados com HIV)
Injetam drogas ilícitas ou compartilham uma agulha com alguém que tem hepatite C
Receberam transfusão de sangue antes de julho de 1992
Fizeram uma tatuagem ou acupuntura com instrumentos contaminados (o risco é muito baixo em estabelecimentos comerciais licenciados)
Receberam sangue, derivados do sangue ou órgãos sólidos de um doador que