enfermagem
2- Porque as mitocôndrias são todas de origem materna, pois ao penetrar a zona pelúcida do ovulo o espermatozóide transmitira apenas os cromossomos, pois as sua quantidade significativa de mitocôndrias foi perdida no momento da fecundação. A célula em que os seres humanos se desenvolvem é materna e possui todas as suas organelas, inclusive a mitocôndria e seu DNA. Se existe um gene deficiente no DNA mitocondrial a mãe terá o risco de praticamente 100% a cada gestação de ter em filho de ambos os sexos com a doença.
3- Existem teorias (endossimbiótica) a cerca da origem das mitocôndrias, que demonstram o surgimento dessas organelas nas células eucariontes durante a evolução a parti da analise comparativa e evidencias como:
- A dupla membrana, sendo a interna semelhante aos mesossomos .
-O pequeno tamanho dos ribossomos, semelhantes aos procariotos, e diferenciados aos encontrados no hialoplasma da mesma célula eucarionte.
-E a presença de DNA circular.
Portanto, supõe-se que por volta de 2,5 bilhões de anos, células procarióticas teriam fagocitado, sem digestão, arqueobacterias capazes de realizar respiração aeróbia, disponibilizando energia para a célula hospedeira, garantindo alimento e proteção (uma relação harmônica de dependência).
4- FALTA
5- Exemplo de citopatias mitocondriais
Síndrome de Pearson: Doença congênita associada a anemia sideroblástica refrataria, pancitopenia, fibrose pncreática , vacuolização da medula óssea.
Neuropatia óptica hereditária de Leber (NOHL): Perda repentina da visão por dano do nervo óptico no início da vida adulta.
Necrose Estriatal Infantil Bilateral: Rigidez muscular, baixa estatura, inteligência reduzida, emoções instáveis; início