henry wallom
O presente artigo versa sobre as contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Situa e define os complexos afetivos e cognitivos na teoria waloniana e destaca a noção de pessoa engajada como síntese fundamental para o entendimento da relação entre afetividade e cognição no campo educacional. Busca ainda apontar a importância da visão dialética e humanista da pessoa completa de Wallon para as práticas educacionais e retoma a ideia de "circularidade fundamental" de Francisco Varela para atualizar a visão de Wallon sobre a não separatividade entre homem e mundo.
Palavras-chave: afetividade; cognição; educação; Henri Wallon; circularidade fundamental.
ABSTRACT
This paper focuses on the contributions from Henri Wallon about the relationship between cognition and affectivity in the education. It also defines the complex interdependency between affective and cognitive dimensions of such theory and emphasizes the notion of engaged person as a fundamental synthesis to understanding the relationship between affectivity and cognition in the educational field. This article also highlights the importance of dialectical and humanist view of integral person for educational practices and it incorporates the idea of "fundamental circularity" of Francisco Varela aiming to updating the view of Wallon about non-separateness between human beings and world.
Keywords: affectivity; cognition; education; Henri Wallon; fundamental circularity.
Introdução
Um dos desafios da educação no século XXI diz respeito à questão da multietnicidade, da convivência plural e democrática e da unidade na diversidade. Desafio que extrapola a educação em sentido estrito, envolvendo a sociedade e requerendo reflexões mais amplas no que diz respeito às metas da formação humana. Hoje, as relações de sociabilidade são de desconfiança, violência e agressão e os cidadãos emergem como "inimigos potenciais" que disputam conosco um lugar no