Henry ford
TGA
RESUMO
Nascido em 1863, em uma granja perto de Dearborn, Michigan (EUA).Quando jovem estudou em escolas públicas e, aos 16 anos, tornou-se aprendiz de mecânico em Detroit. Entre 1888 e 1889 foi mecânico e, mais tarde, chefe de mecânicos da Edison Illuminating Company. Assim, estavam dados os primeiros passos para a carreira de um dos maiores empreendedores do século XX.
Em 1893, conseguiu construir seu primeiro automóvel e, no ano de 1903, funda a Ford Motor Company, o grande império que conhecemos até hoje. Ford introduziu em sua empresa a técnica da fabricação de automóveis em série, foi assim que começou a utilizar peças padronizadas, reduzindo consideravelmente o custo dos carros até o irrisório preço de 290 dólares no ano de 1924. Para melhorar a produtividade e a estabilidade dos seus empregados, duplicou seus salários e, desta forma, ser um funcionário da Ford tornou-se um privilégio. Resultado: os lucros duplicaram entre 1914 e 1916. É interessante notar que isto ocorreu em plena I Guerra Mundial.
Em 1908, a Ford Motor Company lança o seu famoso modelo T. Em 1913, ao começar a fabricação em série, o modelo T era o carro ideal. O curioso deste modelo era que foi fabricado somente com a cor preta de alta duração, fato que barateou os custos. Em 1918, Ford concorreu ao cargo de senador pelo estado de Michigan, mas não consegui ser eleito. No ano seguinte criou o hospital Henry Ford, em Detroit.
Em 1919, Ford foi editor do Dearborn Independent, um semanário que publicava material anti-semita. Também escreveu um livro chamado O Judeu Internacional. Posteriormente teve de retratar-se perante a comunidade judaica. Em 1927, último ano da fabricação do Ford T, o número de automóveis construídos somava mais de 15 milhões de unidades deste modelo.
Suas falhas, porém, foram não ter criado novos modelos a cada ano e suas pouco amigáveis relações com seus funcionários. Em abril de 1941, foi obrigado pelos juízes