Henry Ford 2
Disciplina: Noções de Administração Pública - turma 1/2015
Aula 3 – Principais Teorias da Administração e Características
Prof. LUCIANO P. PORTELLA
Aula 03 - Atividade Online - AO 3
Fordismo
Não se pode negar a importância que Henry Ford representa para a Administração, pois em sua época e associado a vários outros fatores que também contribuíram para a Revolução Industrial, este trouxe em seu tempo e de acordo com o que o mercado ansiava, um marco na Administração, aumentando a sua produção embasado em um processo que ficou conhecido como “linha de produção”, mecanismo até então não utilizado pelas indústrias daquela época. Uma de suas principais ideias era de que o mercado estava sempre pronto a absorver tudo o que lhes eram produzidos. Com isso não haveria problemas em fornecer produtos do mesmo tipo a públicos diferentes, pois esta intensa procura, “consumismo”, favorece o mercado e com isso facilitava a proposta de Henry Ford, fabricando o mesmo modelo de automóvel não se faz necessário que este tenha que variara seu produto, haja visto o publico não importar em ter os mesmos produtos.
De acordo com o professor Pedro Paulo Galindo Morales, Henry Ford trabalhava sob três princípios, a saber:
1º - Princípio de intensificação: diminuição do tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado.
2º - Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matérias primas e salários por exemplo.
3º - Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização. Charles Chaplin, em seu filme Tempos Modernos, faz uma critica sobre a revolução industrial onde mostra nitidamente que a teoria de Henry Ford é muito boa para as indústrias que através da linha de produção produzem cada vez mais, porém, degrada de uma forma grotesca a saúde física e mental do trabalhador, onde