Hemorragia e choque
Conforme Oliveira (2007) e Porcides (2006) para obter um melhor conhecimento sobre o mecanismo da hemorragia e do choque é necessário fazer uma revisão sobre os conceitos de anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. Vejamos:
1.1 Coração.
Oliveira (2007) diz que o coração é considerado uma bomba que impulsiona sangue. O autor Porcides (2006) complementa que para o bom funcionamento do coração é necessário fundamentalmente de dois fatores: volume de sangue circulando dentro dos vasos e a pressão sistólica para impulsiona-lo.
1.2 Vasos sanguíneos.
São 3 tipos de vasos sanguíneos:
1.2.1 Artéria.
Oliveira (2007) e Porcides (2006) Vasos que distribuem sangue arterial para todos os órgãos do corpo. As artérias diminuem de tamanho conforme se afastam do coração.
Existem dois circuitos que distribuem as artérias: o que leva sangue aos pulmões através do tronco pulmonar (pequena circulação), considerado o de menor tamanho; e o que conduz sangue oxigenado a todas as células do organismo (grande circulação), considerado o de tamanho maior.
O autor Porcides (2006) complementa citando as principais artérias do corpo humano, que são: tronco pulmonar (pequena circulação) e artéria aorta (grande circulação), responsável por toda irrigação.de todo corpo.
Para melhor suportarem a pressão arterial (P.A.) as paredes das artérias são grossas e pulsam de acordo com a sístole cardíaca.
1.2.2 Veias.
São vasos sanguíneos responsáveis pelo retorno do sangue venoso dos diversos órgãos ao coração. As mesmas possuem paredes finas e delgadas e não pulsam.
1.2.3 Capilares.
Vasos que representam a transição entre artérias e veias, são responsáveis pela troca de oxigênio e nutrientes por gás carbônico e detritos que serão eliminados pelo sistema venoso.
O fluxo constante de sangue é chamado de perfusão, essencial para a manutenção de vida nos tecidos. Caso ocorra a diminuição do volume de sangue afeta a perfusão