Cenário Tecnologico
A exclusão da formação tecnológica e do acesso ao mundo do trabalho põe em discussão o trabalho, o emprego, as profissões, os conhecimentos, os locais, as formas de construção de experiências sociais e a identidade das pessoas, dos gru-pos e das classes sociais.
Não podemos esquecer que a globalização da economia e a crescente auto-mação das empresas fizeram crescer assustadoramente no mundo do trabalho o fantasma do desemprego estrutural. Para ser incluso no mercado de trabalho é preciso, além do domínio tecnoló-gico, a capacidade de analisar uma situação, detectar problemas, ter iniciativa, ser criativo, trabalhar em equipe, tomar decisões e ter disposição para colaborar na conquista dos objetivos da empresa.
Uma tecnologia da inteligência é tudo aquilo de que se lança mão na comuni-cação, na elaboração do pensamento, na criação de conhecimentos e que, além dos sentimentos e afetos, suporta a inteligência humana.
Na sociedade contemporânea as tecnologias estão presentes em nosso meio, seja em uma simples retirada de dinheiro em um caixa eletrônico, seja uma produ-ção mais complexa como a montagem de um automóvel, nas ruas com a presença de câmaras vigilantes e sinais de trânsito, nos supermercados com as tarjas eletrô-nicas nas mercadorias, os leitores óticos distribuídos no interior da loja para consulta de preços, proporcionando comodidade ao consumidor e facilidade ao operador de caixa na soma de todos os produtos vendidos.
Em detrimento de sua presença, principalmente das Tecnologias de Informa-ção e Comunicação, os homens encontram-se interligados independentemente da sua vontade.