O pais do futuro aspectos tecnológicos e cenarios
1458 palavras
6 páginas
O PAÍS DO FUTURO ASPECTOS METODOLÓGICOS E CENÁRIOS Precisamos pensar no futuro com mudanças sempre, para sempre estarmos melhorando o nosso futuro. Uma equipe do Instituto de estudos Avançados (IEA) estudam uma forma de estruturar um conjunto de cenários para o Brasil em 2022. Toda mudança qualquer que seja exige uma visão ampla para o futuro. Pensar no certo e errado, prós e contras. Apesar das dificuldades, direcionar para o futuro é preciso tomando cuidados para não escolher caminhos errados Devemos pensar em um caso de mudança para o futuro em situações possíveis. Pensar na situação atual e cada cenário do futuro lembrando que os seus autores não devem se amarrar em preconceitos e coisas do passado, mantendo-se dentro dos limites. Pensar no futuro sempre com otimismo e realidade, colocando o ser humano e a justiça em foco. Desde a década de 1970, acumulou-se muita experiência sobre o tema no exterior. No Brasil, há casos de estudos prospectivos sobre a produção de petróleo em águas profundas, experiência em planejamento tecnológico setorial. De acordo com alguns especialista cenários podem ser:
Michael Porter – 1986 – cenários é uma visão do que o futuro poderá vir a ser.
Alan Porter – 1991 – cenários são esboços parciais que pode variar entre formas narrativas até dados quantitativos.
Godet – 1993 – Cenário é uma descrição detalhada , incluindo as ações e possíveis erros e acertos, das situações atual e futura.
Mason – 1994 – É um olhar para frente de forma criativa e aberta.
Schoemaker – 1995 – Para ele cenário consiste em imaginar futuros possíveis.
Ringland – 1998 – diz que o uso de cenários por empresas, melhora a qualidade das decisões. Com relação aos cenários eles só beneficiam em situações como alto grau de incerteza, surpresas desagradáveis, mudanças significativas, e servem como instrumentos para troca de idéias para se obter uma melhor visão