hemoglobina
A hemoglobina é uma metaloproteína (é uma proteína que contém um ou mais íons metálicos na sua estrutura) que contém ferro, presente nos glóbulos vermelhos/eritrócitos/hemácias (constituindo aproximadamente 35% do peso dessa) do sangue que contém ferro e tem como principal função o transporte de oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. A hemoglobina também ajuda no transporte de nutrientes para as células e recolhe as substâncias tóxicas, como dióxido de carbono, para depois serem expulsas do organismo. Para se combinarem com o oxigênio, os eritrócitos precisam contê-lo em quantidade suficiente, e, isto, depende dos níveis de ferro presentes no organismo. A deficiência de ferro no organismo leva a um quadro conhecido como anemia. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.
Os valores de referência da hemoglobina são 14 a 18 g/dL para os homens e 12 a 16 g/dL para as mulheres, sendo que as mulheres grávidas devem ter pelo menos 11 g/dL. Estes valores podem variar entre os laboratórios de análises clínicas.
Para quem possui valores baixos de hemoglobina é aconselhado aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro como carnes vermelhas, beterraba ou chocolate amargo.
C2952H4664O8125S8Fe4321
.Embrionária:
Gower 1 (ξ2ε2)
Gower 2 (α2ε2)
Hemoglobina de Portland (ζ2γ2)
.Fetal:
Hemoglobina F (α2γ2)
.Adultos:
Hemoglobina A (α2β2) - O tipo mais comum, correspondendo a 95% da hemoglobina total.
Hemoglobina A2 (α2δ2) - cadeias δ são sintetizadas no último trimestre após o parto, seu nível normal é de aproximadamente 2.5%.
Hemoglobina F (α2γ2) - No adultos a Hemoglobina F é restrita a uma população de células vermelhas (hemácias) chamadas células F, este tipo de hemoglobina corresponde a cerca de 2,5% da hemoglobina total.