Hemocitopoese
É o processo continuo e regulado de produção de células do sangue, que envolve renovação, proliferação, diferenciação e maturação celular. As células do sangue têm vida curta, portanto se proliferam através da mitose.
As primeiras células sanguíneas surgem no mesoderma do saco vitelino durante a fase mesoblástica. Posteriormente, o fígado participa do processo durante a fase denominada hepática, onde ocorre o desenvolvimento de eritroblastos, granulócitos e monócitos. Outros órgãos em desenvolvimento como o baço,timo e linfonodos contribuem principalmente com a produção de linfócitos.Porém, no segundo mês de vida intrauterina a clavícula já começou a se ossificar e tem inicio a formação da medula óssea hematógena (vermelha) em seu interior, dando inicio a fase medular da hemocitopoese. À medida que a ossificação pré-natal do esqueleto avança, a medula óssea se torna cada vez mais importante como órgão hemocitopetico, alcançando seu pico de atividade ao redor do nascimento.
Na vida pós-natal, os eritrócitos, granulocitos, linfócitos, monócitos e plaquetas se originam à partir de células-tronco da medula óssea vermelha. Essas células passam por diversos estágios de diferenciação e maturação na medula óssea, antes de passarem para o sangue.
Uma visão panorâmica da hemocitopoese mostra que neste processo o potencial de diferenciação e a capacidade de auto-renovação diminuem gradualmente. A resposta mitótica aos fatores de crescimento atinge seu máximo no meio do processo. Daí em diante, acentuam-se as características morfológicas da célula e aumenta sua atividade funcional.
Células-tronco
As células-tronco originam células filhas que seguem dois caminhos: algumas permanecem como células-tronco (auto-renovação) e outras, se diferenciam em outros tipos celulares com características especificas.
Acredita-se que a decisão inicial pela auto-renovação seja aleatória (Modelo Estocástico), enquanto a