Hemisfério Dominante e não dominante
Envolvem a integração, realizando diferentes tarefas para que a função seja executada.
O córtex sensorial é a área responsável por receber a informação.
É possível (mais raro) que tenha uma associação direta do córtex sensorial com o córtex motor. (eles estão um do lado do outro).
O mais comum é que o córtex sensorial ative áreas de associação.
Região do córtex auditivo – área auditiva secundária
Região em volta do córtex visual – área visual
Área de Wernick (ainda considerada secundária) – área de compreensão da linguagem.
Área de associação secundária pode projetar para áreas terciárias - regiões límbicas, parietooccipitotemporais, área pre-frontal
‘’e ai’’ a área secundária ou terciária vão executar a área de planejamento motor, e é ela quem vai estimular o comportamento.
O que nos escutamos e vemos não é intuitivo, tanto que uma criança pequena precisa desenvolver o processamento auditivo – Não nascemos com ele, o processamento auditivo desenvolve-se.
Então, no sistema de processamento que temos as informações serão distribuídas e avaliadas e isso que nos faz ter compreensão, entendimento do mundo, respostas adequadas, respostas automatizadas.
Ex: Um aviso colocado em letras grandes em uma empresa, o funcionário se queixa de não conseguir entender oque quer dizer por parecer que as palavras ‘’embaralham’’ na cabeça. Já parou para pensar que isso realmente existe? Que existem pessoas que não entendem o que é dito? Pessoas que tem dificuldade em entender períodos longos. → isso seria uma falha no processamento, por falta de TREINO. O córtex precisa ser treinado para executar aquela tarefa.
Quando queremos ir bem alguma tarefa, deve-se TREINAR.
Quando as tarefas estão adequadas, são geradas funções: AS FUNÇÕES COMPLEXAS.
Quando tudo vai bem, ocorre o processo de gnose →processo de conhecer →GNOSIA: Desenvolveu, aprendeu.
Agnosia visual – Mostra o óculos, apalpa e diz ser uma tesoura. Não sabe