Heloisa
Participação e Controle Social
Profº Meire Souza
Beatriz Tamburus Siqueira RA: B35ijb-0
Erica Fernanda Soares RA: B41172-4
Juliana Carmo Reis RA: B4452b-9
Ribeirão Preto
2014
Fichamento do Livro:
Esfera Pública e Conselhos de Assistência Social: Caminhos da Construção Democrática.
O marco capitalista que deu início ao Estado de bem-estar social, processo desencadeador da prática política por meio dos sujeitos sociais na participação da luta por seus direitos na vida pública. A diferença do Público e do Privado são que o Público se vincula aos indivíduos que, ou estão ligados a coisa pública ou estão interligados a ela. EX: O público atende, dando na área da Assistência Social, da Saúde e do Jurídico. Na área da Assistente Social- Relatórios sociais mediante a cada caso, visitas domiciliares, parecer técnico, acompanhamento familiar, entre outros. Na área da Saúde está voltado ao Bem-Estar da família e do usuário, na área social fazendo entrevista, para provar se a renda é inferior ou superior a tal caso. Na área Jurídica, está voltado a visita domiciliar, em casos especiais como acolhimento, parecer social, da vida tanto no social quanto na econômica.
A partir destas compreensões que se encontram formas de buscas para as ações das lutas pelos direitos sociais, pois o Estado na sua essência, tem estabelecido regras sociais contribuindo para o aumento das dificuldades das implementações das instituições sociais. No campo da assistência política, a inserção das implementações é dificultada, pois algumas de suas teorias não são capazes de transpor a complexidade que a cerca, e principalmente no que concerne a pobreza para o neoliberalismo.
O neoliberalismo, a pobreza se define como a exclusão da cidadania e de direitos, logo o pobre não é um cidadão e não porta de tais direitos. A Assistência Social também realiza complementações no campo dos direitos do trabalho, assim como o atendimento à